Como deixar o escritório mais descontraído?


O mundo se tornou um lugar extremamente dinâmico. As novas tecnologias e ferramentas digitais estão aí para não nos deixar mentir. Além disso, gerações mais jovens chegaram ao mercado, intensificando a urgência de se renovar os modelos de negócio. E é não só isso: o próprio ambiente de trabalho. Agora vemos um escritório mais descontraído, moldado para tornar a extensa jornada menos estressante.

As transformações nesse cenário visam, sem dúvida, a retenção de talentos e a construção de uma imagem organizacional atualizada, preparada para lidar com um universo de constantes desafios.

Assim, é hora de usar todos os recursos da Arquitetura Corporativa a seu favor e oferecer aos seus colaboradores um espaço realmente atrativo e inspirador.

Vantagens de um escritório mais descontraído

Escritório mais descontraído

Desenvolver um escritório mais descontraído não tem a ver, simplesmente, com o esforço de deixar a ambientação “descolada” ou “na moda”. Trata-se, na verdade, de uma medida estratégica, capaz de proporcionar benefícios diretos ao negócio, tais como:

  • Clima favorável: Novos projetos e responsabilidades exigem disposição e confiança por parte da equipe. Mas como ter essa lealdade sem oferecer nada em troca? Um ambiente preparado para deixá-la mais confortável e mais à vontade é um ótimo meio de fortalecer essa relação. Sem contar que propicia o bom humor.
  • Produtividade em alta: Salas escuras e austeras tendem a gerar ansiedade e estresse, fatores que acabam pesando nos resultados da produção. Já uma ambientação mais humanizada, com elementos divertidos, promove a criatividade, o aprendizado e a superação. Vale ressaltar que, ainda assim, a figura dos líderes é de suma importância!

Acompanhe a seguir e veja 5 dicas para deixar seu escritório mais descontraído…

1. Ouse na comunicação visual

Cores, identidade da marca, sinalizações e quadros são excelentes aliados para dar um tom mais leve e alegre ao espaço. Só tome cuidado para não exagerar. Na maioria das vezes não é necessário explorar todos esses recursos ao mesmo tempo.

2. Explore um design diferenciado

Formas retas e tradicionais podem ceder lugar a elementos inusitados e estilos modernos. Cadeiras, mesas e outros itens do mobiliário são peças-chave para apresentar essa diferenciação. Mas, claro, sem abrir mão da ergonomia.

3. Derrube paredes

Layouts Open Space são ideais para criar um senso maior de liberdade, movimento e colaboração. A convivência mais próxima entre os ocupantes torna o escritório mais descontraído e multifuncional. Plantas abertas eliminam o peso da hierarquia, uma vez que todas as pessoas compartilham o mesmo lugar.

4. Deixe tudo mais flexível

Planejar e estabelecer maneiras de se usar um espaço ou um objeto de formas diferentes, além de ser criativo, ajuda a reduzir custos. Uma sala de reunião que pode ser transformada rapidamente em um lounge e um conjunto de mesas intercambiáveis, que podem ser agrupadas para uma nova função, são bons exemplos disso. Já pensou nessas possibilidades?

5. Garanta a descompressão

Salas de descompressão são essenciais para tornar o ambiente de trabalho mais saudável. Elas permitem que os funcionários fujam, por alguns momentos, das exigentes atividades, para se distraírem um pouco ou relaxarem, conforme suas necessidades.

Quer deixar seu escritório mais descontraído, sem perder o alto rendimento? Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e saiba como podemos desenvolver o seu projeto de Arquitetura Corporativa!

Referência: EXAME.